Investimento Imobiliário: Tudo o Que Deve Saber Antes de Contratar

Seja pelas suas características naturais, estruturais, materiais e/ou culturais, Portugal tem-se revelado um local atrativo para um investimento imobiliário tanto para estrangeiros como para os seus próprios habitantes.

No entanto, sendo a compra de um imóvel um grande desejo da maioria das pessoas, seja para investir ou mesmo para começar uma nova vida, alguns fatores devem ser tidos em consideração antes de optar por um investimento imobiliário.

Saiba o que é investimento imobiliário e quais os fatores a ter em consideração.

 

O que é investimento imobiliário?

Um investimento financeiro é a aplicação de dinheiro com o intuito de obter um retorno futuro superior ao valor do capital inicialmente investido.

Uma forma de investimento consiste em aplicar o capital no mercado imobiliário.

Investir no setor também é uma excelente maneira de rentabilizar, porque pode construir e vender, alugar ou até mesmo revender em condições bastante vantajosas.

O investimento imobiliário é uma forma de investimento que consiste na compra de imóveis, tais como habitações para solução de arrendamento, exploração turística, imóveis para fins comerciais ou industriais, como escritórios, consultórios, lojas, armazéns, entre outras possibilidades.

Investir em mercados em crescimento, pode ser um excelente modo de multiplicar os seus rendimentos. Para além de garantir um outro tipo de segurança, é possível acompanhar a constante previsão de valorização do mercado, e ainda existe possibilidade de diversificação dos seus investimentos.

 

Como investir em fundo imobiliário?

Se a forma mais tradicional de investir neste setor é pela compra direta, construção, ou até mesmo por um pedido de financiamento, há ainda outra forma, que consiste em aderir a um FII (Fundo de Investimento Imobiliário).

São investimentos similares a fundos de investimentos. No entanto, todos os recursos captados vão para o setor imobiliário. Pode ser uma opção muito vantajosa que um banco de investimento imobiliário poderá ter para oferecer.

Outra vantagem deste tipo de investimento é que não vai precisar de um grande montante para investir.  Poderá dividir em cotas, adquirindo uma parte do imóvel ou através de uma carteira imobiliária com um fundo especial de investimento imobiliário aberto.

Investir nestes FIIs através de sociedades de gestão e investimento imobiliário reduz os obstáculos e permite aplicar em ativos do mercado imobiliário sem que o investidor precise de comprar um imóvel. Para além disso, facilita a análise do investimento e do potencial de retorno.

Permite ainda o acesso a imóveis com um valor mais elevado, desembolsos menores e proporciona diversificação de ativos.


Que cuidados a ter em consideração ao fazer um investimento imobiliário?

Antes de aplicar o seu dinheiro, é  importante definir muito bem o que deseja para que o investimento cumpra os seus objetivos iniciais. Para isso, deve ter em consideração muitos fatores no momento de fazer o seu investimento imobiliário. Um ponto crucial é saber exatamente o valor que irá investir e qual o retorno financeiro que pretende.

O primeiro cuidado ao investir no mercado imobiliário são as suas expectativas de rendimento, para curto, médio e longo prazo. Todas as sociedades que gerem fundos de investimentos imobiliário devem ter isso em consideração e o seu intermediário de crédito deve analisar esses fatores e posteriormente aconselhá-lo de qual a melhor forma  para investir o seu dinheiro.

Ao fazer a análise de investimentos imobiliários, também é importante ponderar outro fator:  taxa de juros de cada investimento e taxas de administração. Se forem muito altas, talvez o investimento não atinja os objetivos do investidor.

Outros fatores que devem influenciar o investimento consistem: na localização do imóvel,  preço e confirmação (ou não) do valor do retorno do investimento.

Caso queira realizar um investimento em imóveis para rentabilizar com a locação deles, outro ponto a ser analisado, ainda dentro deste cenário, é o valor dos alugueres praticados na localização onde o consumidor fará seu investimento, de modo a prever se as expectativas de valorização do imóvel serão atingidas.

Fique também atento à documentação necessária, para ter a segurança de que a parte documental do imóvel está totalmente correta e aprovada. Não arrisque perder dinheiro devido à burocracia.

Ao investir num Fundo de Investimento Imobiliário, também é importante avaliar antes a sua liquidez. Pois, este  tipo de investimento costuma ter menos liquidez em comparação com outros, isto porque não são permitidos resgate de cotas no caso de uma desistência.

Contudo, com um aconselhamento personalizado e profissional, com toda a certeza que é  possível encontrar a melhor e mais rentável forma de investimento imobiliário.